domingo, 12 de março de 2017

Os desenhos de Lara Rothier.

Por Jiddu Saldanha - Bloqueiro.

Pode-se dizer que Lara cresceu no mundo da arte, desde criança, me acompanhava nos shows de mímica e saraus do Rio de Janeiro. Algumas vezes, quando ela ainda era criança, chegamos a ser parceiros de palco, quer seja por simples acidente, uma ação espontânea que denunciava sua presença na platéia, ou, mesmo, algo combinado. 
Na medida que o tempo foi passando, Lara foi escolhendo seu caminho e experimentando seu próprio jeito de fazer arte. No Rio de Janeiro, até 2004, vez ou outra me acompanhava nos eventos da sua cidade natal, em casa, gostava de fazer seus desenhos e, desde muito cedo, já escrevia seus poemas. 

Lara Rothier - Desenho e sina...

Quando mudamos para Cabo Frio, em 2004 ela começou a construir seu próprio caminho artístico. Fez parte de inúmeras exposições coletivas junto com o coletivo Arte em Si Bemol e, posteriormente, passou a seguir sua própria energia artística a partir de relações amplas, na cidade.
Em 2012, estudou fotografia com Marcos Homem e, com uma câmera na mão, passou a registrar alguns eventos na cidade de Cabo Frio e foi a primeira fotógrafa a narrar, visualmente, as ações do OFICENA - Curso Livre de Teatro de Cabo Frio, que abriu as portas em 2013. Os eventos feitos pelo curso de teatro, em 2013, foram, a maioria, registrados pela câmera de Lara Rothier. Foi um período em que ela se entregou totalmente à atividade fotográfica até se concentrar nas atividades de desenho.
Sua paixão pelo desenho já era antiga. O mundo deu algumas voltas para que ela retomasse seu trabalho com a ponta do lápis.
Depois de morar 8 meses no Rio de Janeiro, em 2016, retornou para Cabo Frio, recuperando seu emprego, de secretária e recepcionista na loja de tatuagem do Adelmo, onde passou, também, a se interessar, novamente por desenho, desta vez, com o olhar cúmplice e crítico de seu patrão, que passou a a estimula-la a desenhar com dedicação e buscando o profissionalismo.
Atualmente, alterna enter o curso do professor e artista Anderson, além de passar muitas horas em casa, dedicando, seu tempo extra ao desenho, com sugestões de sua mãe, Christianne Rothier, artista, formada pelo Parque Laje, e seu pai, este que vos escreve, e que se dedica ao desenho e arte graftual.

Veja neste vídeo, alguns desenhos de Lara Rothier.



(Jiddu Saldanha - Bloqueiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário